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Demonstrativos Financeiros

Friday Instituição de Pagamentos Ltda.
(CNPJ 42.926.025/0001-60)
Demonstrações contábeis acompanhadas do Relatório do Auditor Independente

Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis - Primeiro semestre de 2022

Aos:
Sócios e Administradores da
Friday Instituição de Pagamentos Ltda.
Rio de Janeiro - RJ

Opinião
Examinamos as demonstrações contábeis da Friday Instituição de Pagamentos Ltda. (“Empresa”)
que compreendem o balanço patrimonial em 30 de junho de 2022 e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o semestre findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis.
Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Friday Instituição de Pagamentos Ltda. em 30 de junho de 2022, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o semestre findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil – BACEN.

Base para opinião
Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria.
Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguir
intitulada “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis”. Somos
independentes em relação à Empresa, de acordo com os princípios éticos relevantes previstos no
Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

Outros assuntos - Dados comparativos
Conforme nota explicativa no 1 as demonstrações contábeis, a Empresa foi constituída em 30 de julho de 2021, sendo assim, as demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa não possuem informações comparativas para o semestre findo em 30 de junho de 2021.


Responsabilidades da administração e da governança pelas demonstrações contábeis
A administração é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações
contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil – BACEN, e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.
Na elaboração das demonstrações contábeis, a administração é responsável pela avaliação da
capacidade de a Empresa continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações contábeis, a não ser que a administração pretenda liquidar a Empresa ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações. Os responsáveis pela governança da Empresa são aqueles com responsabilidade pela supervisão do processo de elaboração das demonstrações contábeis.


Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis
Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, tomadas em
conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, e
emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detectam as eventuais distorções relevantes existentes. As
distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando,
individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações contábeis.
Como parte da auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos julgamento profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso:

- Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis,

independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos de
auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtemos evidência de auditoria apropriada e
suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante
resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de
burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais.

- Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmos

procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas, não, com o objetivo de
expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da Empresa.

- Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas

contábeis e respectivas divulgações feitas pela administração.

- Concluímos sobre a adequação do uso, pela administração, da base contábil de continuidade

operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante em
relação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade
de continuidade operacional da Empresa. Se concluirmos que existe incerteza relevante, devemos
chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas
demonstrações contábeis ou incluir modificação em nossa opinião, se as divulgações forem
inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a
data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a Empresa a não mais
se manter em continuidade operacional.
- Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações contábeis, inclusive
as divulgações e se as demonstrações contábeis representam as correspondentes transações e
os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.

Comunicamo-nos com os responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do alcance e da época dos trabalhos de auditoria planejados e das constatações significativas de auditoria, inclusive as deficiências significativas nos controles internos que, eventualmente, tenham sido identificadas durante nossos trabalhos.

Relatório do Auditor Independente sobre as demonstrações contábeis - Segundo semestre de 2022

Aos: 

Sócios Cotistas e Administradores da 

Friday Instituição de Pagamentos Ltda. 

Rio de Janeiro - RJ 

Opinião 

Examinamos as demonstrações contábeis da Friday Instituição de Pagamentos Ltda. (“Empresa”) que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2022 e as respectivas  demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o semestre e exercício findos nessa data, bem como as correspondentes notas  explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis. 

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em  todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Friday Instituição de  Pagamentos Ltda. em 31 de dezembro de 2022, o desempenho de suas operações e os seus fluxos  de caixa para o semestre e exercício findos nessa data, de acordo com as práticas contábeis  adotadas no Brasil aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil – BACEN. 

Base para opinião 

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria.  Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguir  intitulada “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis”. Somos  independentes em relação à Empresa, de acordo com os princípios éticos relevantes previstos no 

Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal  de Contabilidade, e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas  normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar  nossa opinião. 

Outros assuntos 

Auditoria do exercício anterior 

As demonstrações financeiras da Empresa para o exercício findo em 31 de dezembro de 2021,  apresentadas para fins de comparabilidade, não foram examinadas por nós ou por outros auditores  independentes. Consequentemente, não emitimos opinião sobre elas.

Responsabilidades da administração e da governança pelas demonstrações contábeis 

A administração é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações  contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às instituições  autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil – BACEN, e pelos controles internos que ela  determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de  distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro. 

Na elaboração das demonstrações contábeis, a administração é responsável pela avaliação da  capacidade de a Empresa continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações contábeis, a não ser que a administração pretenda liquidar a Empresa ou cessar suas  operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações. 

Os responsáveis pela governança da Empresa são aqueles com responsabilidade pela supervisão do  processo de elaboração das demonstrações contábeis. 

Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis 

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, tomadas em  conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, e  emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de  segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e  internacionais de auditoria sempre detectam as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando,  individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões  econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações contábeis. 

Como parte da auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria,  exercemos julgamento profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além  disso: 

• Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis,  independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos de  auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtemos evidência de auditoria apropriada e  suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante  resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de  burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais. 

• Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmos  procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas, não, com o objetivo de  expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da Empresa.

• Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas  contábeis e respectivas divulgações feitas pela administração. 

• Concluímos sobre a adequação do uso, pela administração, da base contábil de continuidade  operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante em  relação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação à  capacidade de continuidade operacional da Empresa. Se concluirmos que existe incerteza  relevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas  divulgações nas demonstrações contábeis ou incluir modificação em nossa opinião, se as  divulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de  auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem  levar a Empresa a não mais se manter em continuidade operacional. 

• Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações contábeis,  inclusive as divulgações e se as demonstrações contábeis representam as correspondentes transações e os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada. 

Comunicamo-nos com os responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do  alcance e da época dos trabalhos de auditoria planejados e das constatações significativas de  auditoria, inclusive as deficiências significativas nos controles internos que, eventualmente, tenham  sido identificadas durante nossos trabalhos. 

São Paulo, 23 de fevereiro de 2023. 

Anderson Marques Yoshimura 

Contador CRC 1SP-293.997/O-3 

RSM Brasil Auditores Independentes – Sociedade Simples 

CRC 2SP-030.002/O-7

FRIDAY INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS LTDA. 

BALANÇO PATRIMONIAL 

EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2022 E EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2021 Valores expressos em milhares de Reais – R$

Screenshot 2023-04-03 at 12.03.01 PM.png

FRIDAY INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS LTDA. 

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO 

SEMESTRE E EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2022 E EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2021 Valores expressos em milhares de Reais – R$ 

Screenshot 2023-04-03 at 12.05.05 PM.png

FRIDAY INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS LTDA. 

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE 

SEMESTRE E EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2022 E EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2021 Valores expressos em milhares de Reais – R$ 

Screenshot 2023-04-03 at 12.07.18 PM.png

7

FRIDAY INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS LTDA. 

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO 

SEMESTRE E EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2022 E EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2021 Valores expressos em milhares de Reais – R$

Screenshot 2023-04-03 at 12.08.44 PM.png

FRIDAY INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS LTDA 

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA - Método Indireto 

SEMESTRE E EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2022 E EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2021 Valores expressos em milhares de Reais – R$

Screenshot 2023-04-03 at 12.09.57 PM.png

1. CONTEXTO OPERACIONAL 

 

A Friday Instituição de Pagamentos Ltda (“Empresa”) foi constituída em 30 de julho de 2021 e tem sede na  Avenida Rio Branco, 115, 19º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ. 

 

A Empresa é uma sociedade empresária de responsabilidade limitada, e tem como objeto social: (i) a prestação de  serviços de iniciação de pagamentos, nos termos da regulamentação do Banco Central do Brasil (“BCB”); (ii) a  prestação de serviços de agregação e armazenamento de dados; (iii) a prestação de serviços de pesquisa e análise  de mercado, de marketing, desenvolvimento comercial e apoio, de suporte a relações públicas, e outros; e (iv) a  participação societária em outras empresas. 

 

Em 27 de janeiro de 2022, a Empresa foi aprovada como instituição de pagamentos na modalidade de iniciadora de transação de pagamentos. 

2. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E PRINCIPAIS POLÍTICAS CONTÁBEIS 2.1.

 

Declaração de conformidade 

As demonstrações contábeis foram preparadas em conformidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil,  observando as diretrizes contábeis da Lei nº. 6.404/1976, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo BCB e pelo Conselho Monetário Nacional (“CMN”), consubstanciadas no Plano Contábil das Instituições do  Sistema Financeiro Nacional – COSIF, emitido pelo BCB. 

 

Todas as informações relevantes próprias das demonstrações contábeis, e apenas essas informações, estão sendo  evidenciadas e correspondem às utilizadas pela administração na gestão da Empresa. 

 

A preparação das demonstrações contábeis requer o uso de certas estimativas contábeis críticas e o exercício de  julgamento por parte da administração da Empresa no processo de aplicação das políticas contábeis. Aquelas áreas  que requerem maior nível de julgamento e têm maior complexidade, bem como as áreas nas quais premissas e  estimativas são significativas para as demonstrações contábeis, estão divulgadas na Nota 3. 

 

a) Aprovação das demonstrações contábeis 

As demonstrações contábeis foram aprovadas pela administração da Empresa em 23 de fevereiro de 2023.

 

2.2. Bases de mensuração 

As demonstrações contábeis foram preparadas com base no custo histórico, exceto no caso de ativos e passivos  financeiros ajustados para refletir a mensuração ao valor justo. 

 

2.3. Políticas contábeis 

As principais políticas contábeis aplicadas na preparação destas demonstrações contábeis estão apresentadas  abaixo ou nos respectivos itens destas notas explicativas. As políticas contábeis aplicadas na preparação das  demonstrações contábeis são consistentes em todos os exercícios apresentados. 

 

a) Moeda funcional e moeda de apresentação 

Os itens incluídos nas demonstrações contábeis da Empresa são mensurados usando a moeda do principal ambiente  econômico no qual a Empresa atua ("moeda funcional"). As demonstrações contábeis estão apresentadas em Reais  (R$) - milhares, que é a moeda funcional e de apresentação da Empresa.

FRIDAY INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS LTDA 

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2022 E 2021 Valores expressos em milhares de Reais (R$), exceto quando indicado de outra forma. 

 

b) Demonstração dos fluxos de caixa 

Os fluxos de caixa das atividades operacionais são apresentados pelo método indireto. 

 

3. ESTIMATIVAS E JULGAMENTOS CONTÁBEIS 

A preparação das demonstrações contábeis requer o uso de certas estimativas críticas e o exercício de julgamento  por parte da administração da Empresa no processo de aplicação das políticas contábeis. 

As áreas que requerem maior nível de julgamento e têm maior complexidade, com risco significativo de provocar  ajuste material nos valores contábeis de ativos e passivos ao longo dos próximos exercícios, estão relacionadas a  seguir. 

 

3.1. Contribuição social e imposto sobre a renda (correntes e diferidos) 

A contribuição social e o imposto sobre a renda (correntes e diferidos) são calculados de acordo com interpretações  da legislação em vigor por parte da administração da Empresa, suportada por seus assessores. Esse processo  normalmente envolve estimativas complexas para determinar o lucro tributável e as diferenças temporárias. 

 

4. CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA 

Nos exercícios apresentados, representam aplicações interfinanceiras de liquidez e se referem a títulos de alta  liquidez adquiridos junto a instituições financeiras de primeira linha, que são prontamente conversíveis em  montante conhecido de caixa e estão sujeitos a um insignificante risco de mudança de valor. Essas aplicações buscam acompanhar a variação na taxa do CDI – Certificado de Depósito Interbancário. 

 

5. OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS CORRENTES 

Corrente- Nos exercícios apresentados, representam o imposto sobre a renda e a contribuição social sobre o lucro  líquido. Não há valores vencidos a recolher nos exercícios apresentados. 

 

6. OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS DIFERIDAS 

Nos exercícios apresentados, representam, a contribuição social (CSLL) e o imposto sobre a renda (IRPJ) cobráveis em exercícios futuros e relacionados, substancialmente, a diferenças temporárias tributáveis na apuração  desses tributos. 

As alíquotas para cálculo dos tributos diferidos passivos são de 9% para a CSLL e de 15% a 25% para o IRPJ. 

 

7. EMPRÉSTIMOS DE PARTES RELACIONADAS 

Nos exercícios apresentados, representam empréstimos de partes relacionadas sem prazo definido e sem incidência  de juros. Os empréstimos foram quitados em 06 de outubro de 2022.

FRIDAY INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS LTDA 

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2022 E 2021 Valores expressos em milhares de Reais (R$), exceto quando indicado de outra forma. 

8. CAPITAL SOCIAL 

 

O capital social da Empresa em 31 de dezembro de 2022 e 31 de dezembro de 2021, totalmente subscrito e  integralizado, é representado por 2.000.000 de quotas com valor nominal de R$ 1,00, totalizando R$ 2.000.000,00. A composição do capital social é a seguinte: 

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9. INSTRUMENTOS FINANCEIROS 

 

Identificação 

Os ativos e passivos financeiros relevantes da Empresa são: caixa e equivalentes de caixa (aplicações  interfinanceiras de liquidez- vide Nota 4) e empréstimos a pagar a partes relacionadas (vide Nota 7). 

 

Classificação 

Os instrumentos financeiros relevantes da Empresa são classificados como ativos e passivos financeiros  subsequentemente mensurados ao custo amortizado. 

 

Estimativa do valor justo 

Os valores contábeis dos instrumentos financeiros da Empresa, classificados como subsequentemente mensurados  ao custo amortizado, se aproximam, substancialmente, do valor justo. 

Não há ativo ou passivo mensurado a valor justo por meio do resultado. 

 

Gestão de riscos financeiros 

As atividades da Empresa a expõem a certos riscos financeiros: risco de mercado, risco de crédito e risco de  liquidez. 

 

Os principais riscos associados às operações da Empresa estão relacionados abaixo: 

 

a) Risco de mercado 

Está relacionado à possibilidade de a Empresa incorrer em prejuízos decorrentes da oscilação nos valores de  mercado dos instrumentos financeiros devido principalmente a alterações na taxa de juros. 

 

A administração da Empresa entende que, nos exercícios apresentados, os riscos aos quais a Empresa está exposta  decorrem, substancialmente, de fatores de risco relacionados a taxas de juros, principalmente decorrentes da  oscilação na taxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que remunera as suas receitas financeiras. 

 

A administração da Empresa entende que, nos exercícios apresentados, esse risco não é relevante. 

 

A avaliação desse potencial impacto é realizada periodicamente para apoiar o processo de tomada de decisão a  respeito da estratégia de gestão do risco.

FRIDAY INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS LTDA 

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2022 E 2021 Valores expressos em milhares de Reais (R$), exceto quando indicado de outra forma. 

b) Risco de crédito 

Está relacionado à possibilidade de a Empresa incorrer em prejuízos decorrentes do não recebimento por parte de seus clientes. 

A administração da Empresa entende que, nos exercícios apresentados, esse risco não é relevante. c) Risco de liquidez 

Está relacionado à possibilidade de a Empresa incorrer em prejuízos decorrentes da necessidade de liquidar seus  ativos em situações desfavoráveis. 

As necessidades de caixa e exigências de liquidez da Empresa são monitoradas pela administração, sendo as  necessidades de caixa definidas com base nos compromissos futuros assumidos com fornecedores, pessoal e  outros, bem como para manutenção de um nível de capital de giro adequado às operações. 

 

A administração da Empresa entende que, nos exercícios apresentados, esse risco não é relevante. 

 

10. RECEITAS DE INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA 

Nos exercícios apresentados, representam, principalmente, rendas de títulos de renda fixa classificados como caixa  e equivalentes de caixa (aplicações interfinanceiras de liquidez, vide Nota 4). 

 

11. OUTRAS RECEITAS E DESPESAS OPERACIONAIS 

Nos exercícios apresentados, representam, principalmente, honorários profissionais de consultores externos e  licenças de uso de programas de computadores utilizados para fins administrativos. 

 

12. TRIBUTOS SOBRE O LUCRO 

A Empresa apura seus tributos sobre o lucro com base no regime do lucro presumido. Nos exercícios apresentados,  os tributos sobre o lucro representam a CSLL e o IRPJ incidentes sobre rendas de títulos de renda fixa classificados  como caixa e equivalentes de caixa (aplicações interfinanceiras de liquidez, vide Nota 4). 

 

13. CONTINGÊNCIAS 

Durante o curso normal de suas atividades, a Empresa está exposta a reclamações de natureza trabalhista, fiscal e  cível. Assim, a Empresa realiza uma avaliação contínua dos eventos que possam resultar em contingências, com  risco de gerar perdas reconhecidas no resultado de exercícios futuros. 

 

No processo de avaliação, a Empresa registra uma provisão se houver uma obrigação presente, derivada de eventos  já ocorridos, e se for provável uma saída de recursos para liquidar essa obrigação. Caso contrário, se for apenas  possível uma saída de recursos (passivo contingente), as contingências são apenas mencionadas em notas  explicativas. 

 

Nos exercícios apresentados, não há reclamações de natureza trabalhista, fiscal ou cível, a favor ou contra a  Empresa.

Demonstrações contábeis acompanhadas do Relatório do Auditor Independente Semestre findo em 30 de junho de 2023.

Aos: Sócios e Administradores da Friday Instituição de Pagamentos Ltda. Rio de Janeiro - RJ

 

Opinião

Examinamos as demonstrações contábeis da Friday Instituição de Pagamentos Ltda. (“Empresa”) que compreendem o balanço patrimonial em 30 de junho de 2023 e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o semestre findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis. Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Friday Instituição de Pagamentos Ltda. em 30 de junho de 2023, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o semestre findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil – BACEN.

 

Base para opinião

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguir intitulada “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis”. Somos independentes em relação à Empresa, de acordo com os princípios éticos relevantes previstos no Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

 

Responsabilidades da Administração e da governança pelas demonstrações contábeis

A administração é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil – BACEN, e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Na elaboração das demonstrações contábeis, a Administração é responsável pela avaliação da capacidade de a Empresa continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações contábeis, a não ser que a Administração pretenda liquidar a Empresa ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações. Os responsáveis pela governança da Empresa são aqueles com responsabilidade pela supervisão do processo de elaboração das demonstrações contábeis.

Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detectam as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações contábeis.

Como parte da auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos julgamento profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso:

- Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos de auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtemos evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais.

 

- Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmos procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas, não, com o objetivo de expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da Empresa.

 

- Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis e respectivas divulgações feitas pela administração.

 

- Concluímos sobre a adequação do uso, pela administração, da base contábil de continuidade operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante em relação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade de continuidade operacional da Empresa. Se concluirmos que existe incerteza relevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas demonstrações contábeis ou incluir modificação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a Empresa a não mais se manter em continuidade operacional.

 

- Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações contábeis, inclusive as divulgações e se as demonstrações contábeis representam as correspondentes transações e os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.

Comunicamo-nos com os responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do alcance e da época dos trabalhos de auditoria planejados e das constatações significativas de auditoria, inclusive as deficiências significativas nos controles internos que, eventualmente, tenham sido identificadas durante nossos trabalhos.

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NOTAS EXPLICATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO SOBRE ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS SEMESTRE FINDO EM 30 DE JUNHO DE 2023

Valores expressos em milhares de Reais (R$), exceto quando indicado de outra forma.

 

1. CONTEXTO OPERACIONAL

A Friday Instituição de Pagamentos Ltda (“Empresa”) foi constituída em 30 de julho de 2021 e tem sede na Avenida Barão de Tefé, 27, Sala 1.201 – Saúde – Rio de Janeiro/RJ.

 

A Empresa é uma sociedade empresária de responsabilidade limitada, e tem como objeto social: (i) a prestação de serviços de iniciação de pagamentos, nos termos da regulamentação do Banco Central do Brasil (“BCB”); (ii) a prestação de serviços de agregação e armazenamento de dados; (iii) a prestação de serviços de pesquisa e análise de mercado, de marketing, desenvolvimento comercial e apoio, de suporte a relações públicas, e outros; e (iv) a participação societária em outras empresas.

Em 27 de janeiro de 2022, a Empresa foi aprovada como instituição de pagamentos na modalidade de iniciadora de transação de pagamentos.

 

2. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E PRINCIPAIS POLÍTICAS CONTÁBEIS

 

2.1. Declaração de conformidade

As demonstrações contábeis foram preparadas em conformidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil, observando as diretrizes contábeis da Lei nº. 6.404/1976, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo BCB e pelo Conselho Monetário Nacional (“CMN”), consubstanciadas no Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional – COSIF, emitido pelo BCB.

 

Todas as informações relevantes próprias das demonstrações contábeis, e apenas essas informações, estão sendo evidenciadas e correspondem às utilizadas pela administração na gestão da Empresa.

 

A preparação das demonstrações contábeis requer o uso de certas estimativas contábeis críticas e o exercício de julgamento por parte da administração da Empresa no processo de aplicação das políticas contábeis. Aquelas áreas que requerem maior nível de julgamento e têm maior complexidade, bem como as áreas nas quais premissas e estimativas são significativas para as demonstrações contábeis, estão divulgadas na Nota

 

3. Aprovação das demonstrações contábeis

As demonstrações contábeis foram aprovadas pela administração da Empresa em 30 de agosto de 2023.

 

2.2. Bases de mensuração As demonstrações contábeis foram preparadas com base no custo histórico, exceto no caso de ativos e passivos financeiros ajustados para refletir a mensuração ao valor justo.

 

2.3. Políticas contábeis As principais políticas contábeis aplicadas na preparação destas demonstrações contábeis estão apresentadas abaixo ou nos respectivos itens destas notas explicativas. As políticas contábeis aplicadas na preparação das demonstrações contábeis são consistentes em todos os períodos apresentados.

 

a) Moeda funcional e moeda de apresentação

Os itens incluídos nas demonstrações contábeis da Empresa são mensurados usando a moeda do principal ambiente econômico no qual a Empresa atua ("moeda funcional"). As demonstrações contábeis estão apresentadas em Reais (R$) - milhares, que é a moeda funcional e de apresentação da Empresa.

b) Demonstração dos fluxos de caixa

Os fluxos de caixa das atividades operacionais são apresentados pelo método indireto.

 

3. ESTIMATIVAS E JULGAMENTOS CONTÁBEIS

A preparação das demonstrações contábeis requer o uso de certas estimativas críticas e o exercício de julgamento por parte da administração da Empresa no processo de aplicação das políticas contábeis. As áreas que requerem maior nível de julgamento e têm maior complexidade, com risco significativo de provocar ajuste material nos valores contábeis de ativos e passivos ao longo dos próximos períodos, estão relacionadas a seguir.

 

3.1. Contribuição social sobre o lucro líquido e imposto sobre a renda (correntes e diferidos)

A contribuição social e o imposto sobre a renda (correntes e diferidos) são calculados de acordo com interpretações da legislação em vigor por parte da administração da Empresa, suportada por seus assessores. Esse processo normalmente envolve estimativas complexas para determinar o lucro tributável e as diferenças temporárias.

 

4. CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

Nos períodos apresentados, representam aplicações interfinanceiras de liquidez e se referem a títulos de alta liquidez adquiridos junto a instituições financeiras de primeira linha, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e estão sujeitos a um insignificante risco de mudança de valor. Essas aplicações buscam acompanhar a variação na taxa do CDI – Certificado de Depósito Interbancário.

 

5. OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS CORRENTES

Nos períodos apresentados, representam as obrigações usuais da Empresa referentes, principalmente, à contribuição social e ao imposto sobre a renda. Não há valores vencidos a recolher nos períodos apresentados.

 

6. OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS DIFERIDAS

Nos períodos apresentados, representam, principalmente, a contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) e o imposto sobre a renda (IRPJ) recuperáveis ou cobráveis em períodos futuros e relacionados, substancialmente, a diferenças temporárias dedutíveis ou tributáveis na apuração desses tributos.

 

As alíquotas para cálculo dos tributos diferidos são de 9% para a CSLL e de 15% a 25% para o IRPJ.

 

Tributos diferidos ativos são reconhecidos na extensão em que seja provável que um lucro futuro tributável esteja disponível para ser utilizado na compensação com as diferenças temporárias, com base em projeções de resultados futuros elaboradas e fundamentadas em premissas internas e em cenários econômicos futuros que podem, portanto, sofrer alterações. Tributos diferidos passivos são reconhecidos integralmente.

 

Os saldos de tributos diferidos ativos e passivos são apresentados pelo valor líquido no balanço quando há o direito legal e a intenção de compensá-los quando da apuração dos tributos correntes, em geral relacionados com a mesma entidade legal e a mesma autoridade fiscal.

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8. INSTRUMENTOS FINANCEIROS
Identificação
Os ativos e passivos financeiros relevantes da Empresa são: caixa e equivalentes de caixa (vide Nota 4).

Classificação
Os instrumentos financeiros relevantes da Empresa são classificados como ativos e passivos financeiros subsequentemente mensurados ao custo amortizado.

Estimativa do valor justo
Os valores contábeis dos instrumentos financeiros da Empresa, classificados como subsequentemente mensurados ao custo amortizado, se aproximam, substancialmente, do valor justo. Não há ativo ou passivo mensurado a valor justo por meio do resultado.

Gestão de riscos financeiros
As atividades da Empresa a expõem a certos riscos financeiros: risco de mercado, risco de crédito e risco de liquidez. Os principais riscos associados às operações da Empresa estão relacionados abaixo:

a) Risco de mercado
Está relacionado à possibilidade de a Empresa incorrer em prejuízos decorrentes da oscilação nos valores de mercado dos instrumentos financeiros devido a variações cambiais, alterações na taxa de juros, dentre outros.

A administração da Empresa entende que, nos períodos apresentados, os riscos aos quais a Empresa está exposta decorrem, substancialmente, de fatores de risco relacionados a taxas de juros, principalmente decorrentes da oscilação na taxa do CDI, que remunera suas aplicações financeiras.

A administração da Empresa entende que, nos períodos apresentados, esse risco não é relevante.

A avaliação desse potencial impacto é realizada periodicamente para apoiar o processo de tomada de decisão a respeito da estratégia de gestão do risco.

b) Risco de crédito
Está relacionado à possibilidade de a Empresa incorrer em prejuízos decorrentes do não recebimento por parte de seus clientes.

A administração da Empresa entende que, nos períodos apresentados, esse risco não é relevante.

c) Risco de liquidez
Está relacionado à possibilidade de a Empresa incorrer em prejuízos decorrentes da necessidade de liquidar seus ativos em situações desfavoráveis.

As necessidades de caixa e exigências de liquidez da Empresa são monitoradas pela administração, sendo as necessidades de caixa definidas com base nos compromissos futuros assumidos com fornecedores, pessoal e outros, bem como para manutenção de um nível de capital de giro adequado às operações.

A administração da Empresa entende que, nos períodos apresentados, esse risco não é relevante.

9. RECEITAS DE INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
Nos períodos apresentados, representam, principalmente, rendas de títulos de renda fixa classificados como caixa e equivalentes de caixa (aplicações interfinanceiras de liquidez, vide Nota 4).

10. OUTRAS RECEITAS E DESPESAS OPERACIONAIS
Nos períodos apresentados, representam, principalmente, honorários profissionais de consultores externos e licenças de uso de programas de computadores utilizados para fins administrativos.

11. TRIBUTOS SOBRE O LUCRO
A Empresa apura seus tributos sobre o lucro com base no regime do lucro presumido. Nos períodos apresentados, os tributos sobre o lucro representam a CSLL e o IRPJ incidentes sobre rendas de títulos de renda fixa classificados como caixa e equivalentes de caixa (aplicações interfinanceiras de liquidez, vide Nota 4).

12. CONTINGÊNCIAS
Durante o curso normal de suas atividades, a Empresa está exposta a reclamações de natureza trabalhista, fiscal e cível. Assim, a Empresa realiza uma avaliação contínua dos eventos que possam resultar em contingências, com risco de gerar perdas reconhecidas no resultado de períodos futuros.

No processo de avaliação, a Empresa registra uma provisão se houver uma obrigação presente, derivada de eventos já ocorridos, e se for provável uma saída de recursos para liquidar essa obrigação. Caso contrário, se for apenas possível uma saída de recursos (passivo contingente), as contingências são apenas mencionadas em notas explicativas.

No período apresentado, não há reclamações de natureza trabalhista, fiscal ou cível, a favor ou contra a Empresa.

13. EVENTOS SUBSEQUENTES
No período apresentado, não há eventos subsequentes a serem reportados.

 

 


Friday Instituição de Pagamentos Ltda. Demonstrações contábeis acompanhadas do Relatório do Auditor Independente

Em 31 de dezembro de 2023

 

Relatório do Auditor Independente sobre as demonstrações contábeis individuais e consolidadas

 

Aos:

Sócios e Administradores da Friday Instituição de Pagamentos Ltda.

Rio de Janeiro - RJ

Opinião

Examinamos as demonstrações contábeis da Friday Instituição de Pagamentos Ltda. (“Instituição”), que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o semestre e exercício findos nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo as políticas contábeis materiais e outras informações elucidativas.

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Friday Instituição de Pagamentos Ltda. em 31 de dezembro de 2023, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o semestre e exercício findos nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às Instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

 

Base para opinião

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguir intitulada “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis”. Somos independentes em relação à Instituição, de acordo com os princípios éticos relevantes previstos no Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

 

Outras informações que acompanham as demonstrações contábeis e o relatório do auditor

A administração da Instituição é responsável por essas outras informações que compreendem o Relatório da Administração.

 

Nossa opinião sobre as demonstrações contábeis não abrange o Relatório da Administração e não expressamos qualquer forma de conclusão de auditoria sobre esse relatório.

 

Em conexão com a auditoria das demonstrações contábeis, nossa responsabilidade é a de ler o Relatório da Administração e, ao fazê-lo, considerar se esse relatório está, de forma relevante, inconsistente com as demonstrações contábeis ou com nosso conhecimento obtido na auditoria ou, de outra forma, aparenta estar distorcido de forma relevante. Se, com base no trabalho realizado, concluirmos que há distorção relevante no Relatório da Administração, somos requeridos a comunicar esse fato. Não temos nada a relatar a este respeito.

 

Responsabilidades da administração e da governança pelas demonstrações contábeis

A administração é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às Instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN, e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

 

Na elaboração das demonstrações contábeis, a administração é responsável pela avaliação da capacidade de a Instituição continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações contábeis, a não ser que a administração pretenda liquidar a Instituição ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações.

 

Os responsáveis pela governança da Instituição são aqueles com responsabilidade pela supervisão do processo de elaboração das demonstrações contábeis.

 

Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detecta as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações contábeis.

Como parte da auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos julgamento profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso:

 

• Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos de auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtemos evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais.

 

• Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmos procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas, não, com o objetivo de expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da Instituição.

 

• Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis e respectivas divulgações feitas pela administração.

 

• Concluímos sobre a adequação do uso, pela administração, da base contábil de continuidade operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante em relação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade de continuidade operacional da Instituição. Se concluirmos que existe incerteza relevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas demonstrações contábeis ou incluir modificação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a Instituição a não mais se manter em continuidade operacional.

 

• Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações contábeis, inclusive as divulgações e se as demonstrações contábeis representam as correspondentes transações e os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.

 

Comunicamo-nos com os responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do alcance e da época dos trabalhos de auditoria planejados e das constatações significativas de auditoria, inclusive as eventuais deficiências significativas nos controles internos que identificamos durante nossos trabalhos. São Paulo, 26 de março de 2024.

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Relatório da Administração

 

A Friday Instituição de Pagamentos Ltda. (“Friday IP”), tem o prazer de divulgar as suas demonstrações financeiras, acompanhadas das respectivas notas explicativas, relativas ao exercício findo em 31 de dezembro de 2023, elaboradas com base nas práticas contábeis emanadas pela legislação societária brasileira, associadas às normas e instruções do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central do Brasil (Bacen).

 

A Friday IP obteve em 27 de janeiro de 2022 autorização para atuar como instituição de pagamento na modalidade de iniciadora de transação de pagamentos concedida pelo Banco Central do Brasil (Bacen), conforme publicação no Diário Oficial de 31 de janeiro de 2022.

 

Em decorrência da obtenção dessa autorização, a Friday IP passou a adotar procedimentos aplicáveis às instituições de pagamento, inclusive no tocante à forma de elaboração e divulgação de suas demonstrações financeiras, de acordo com critérios determinados pelo Bacen, além de seguir os critérios e regras contábeis definidos no Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (“COSIF”). Nesse sentido, as demonstrações financeiras individuais foram elaboradas de acordo com as diretrizes contábeis emanadas da Lei nº 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações), incluindo as alterações introduzidas pelas Leis nº 11.638/07 e nº 11.941/09, com observância das normas e instruções do Conselho Monetário Nacional (CMN), consubstanciadas no Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional – COSIF, emitido pelo Bacen, e aplicáveis a uma sociedade empresária de responsabilidade limitada.

 

A Friday IP obteve lucro de R$ 112 mil no exercício findo em 31 de dezembro de 2023, uma pequena redução se comparado ao lucro de R$ 117 mil no exercício findo em 31 de dezembro de 2022, e substancialmente relacionado à redução da taxa básica de juros do país:

 

(i) As receitas da Friday IP decorrem essencialmente de aplicações financeiras, ou seja, rendas de títulos de renda fixa classificados como caixa e equivalentes de caixa.

 

(ii) As despesas operacionais totalizaram R$ 66 mil no exercício findo em 31 de dezembro de 2023, uma pequena redução se comparado ao exercício findo em 31 de dezembro de 2022, período no qual as despesas operacionais totalizaram o valor de R$ 67 mil. Tais despesas operacionais referem-se essencialmente a honorários profissionais de consultores externos e licenças de uso de programas de computadores utilizados para fins administrativos.

 

(iii) As despesas tributárias totalizaram R$ 75 mil no exercício findo em 31 de dezembro de 2023, uma pequena redução se comparado aos R$ 76 mil registrados no exercício findo em 31 de dezembro de 2022, e referem-se a tributos sobre o lucro, que representam essencialmente a CSLL e o IRPJ incidentes sobre rendas de títulos de renda fixa classificados como caixa e equivalentes de caixa.

 

Em 31 de dezembro de 2023, os ativos da Friday IP totalizaram R$ 2,277 milhões, um crescimento de R$ 113 mil comparado ao total de R$ 2,164 milhões registrado em 31 de dezembro de 2022. O principal ativo da Friday IP é o seu Caixa que está aplicado em títulos de renda fixa.

 

Permanecemos focados na missão de mudarmos o modelo transacional oferecido aos clientes, um modelo que tem como propósito oferecer um “serviço” onde o cliente possa fazer a gestão centralizada de contas, assim como, realizar pagamentos, independente da Instituição Financeira que tiver relacionamento.

 

Para cumprirmos com a nossa missão, estamos atentos à agenda evolutiva do Open Banking e as exigências regulatórias do Banco Central no que diz respeito a agenda evolutiva do PIX (pagamento instantâneo brasileiro) que se traduzem em desafios constantes para o ambiente de iniciação de pagamentos.

 

Rio de Janeiro, 26 de março de 2024.

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FRIDAY INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS LTDA

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2023 E 2022

Valores expressos em milhares de Reais (R$), exceto quando indicado de outra forma.

 

12 1. CONTEXTO OPERACIONAL

A Friday Instituição de Pagamentos Ltda. (“Instituição”) foi constituída em 30 de julho de 2021 e tem sede na Avenida Barão de Tefé, 27, sala 1.201 – Saúde – Rio de Janeiro/RJ.

 

A Instituição é uma sociedade empresária de responsabilidade limitada, e tem como objeto social: (i) a prestação de serviços de iniciação de pagamentos, nos termos da regulamentação do Banco Central do Brasil (“BCB”); (ii) a prestação de serviços de agregação e armazenamento de dados; (iii) a prestação de serviços de pesquisa e análise de mercado, de marketing, desenvolvimento comercial e apoio, de suporte a relações públicas, e outros; e (iv) a participação societária em outras empresas.

 

Em 27 de janeiro de 2022, a Instituição foi aprovada como instituição de pagamentos na modalidade de iniciadora de transação de pagamentos.

 

2. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E POLÍTICAS CONTÁBEIS MATERIAIS

 

2.1. Declaração de conformidade

As demonstrações contábeis foram preparadas em conformidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil, observando as diretrizes contábeis da Lei nº. 6.404/1976, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo BCB e pelo Conselho Monetário Nacional (“CMN”), consubstanciadas no Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional – COSIF, emitido pelo BCB.

 

Na elaboração das demonstrações contábeis, a Instituição observou as seguintes normas emitidas pelo BCB, aplicáveis às instituições de pagamentos:

 

• Resolução BCB nº. 02/2020;

• Resolução BCB nº. 09/2020; e

• Resolução BCB nº. 120/2021.

 

Todas as informações relevantes próprias das demonstrações contábeis, e apenas essas informações, estão sendo evidenciadas e correspondem às utilizadas pela administração na gestão da Instituição.

 

A preparação das demonstrações contábeis requer o uso de certas estimativas contábeis críticas e o exercício de julgamento por parte da administração da Instituição no processo de aplicação das políticas contábeis. Aquelas áreas que requerem maior nível de julgamento e têm maior complexidade, bem como as áreas nas quais premissas e estimativas são significativas para as demonstrações contábeis, estão divulgadas na Nota 3.

 

a) Aprovação das demonstrações contábeis

As demonstrações contábeis foram aprovadas pela administração da Instituição em 26 de março de 2024.

 

b) Continuidade operacional

As demonstrações contábeis foram preparadas com base na continuidade operacional, que pressupõe que a Instituição conseguirá cumprir com suas obrigações de curto prazo e obrigações de pagamentos decorrentes da captação de recursos.

 

Em consonância com seu plano estratégico, a Instituição deverá receber aportes, garantindo capital suficiente para sua continuidade operacional e o cumprimento do Patrimônio de Referência mínimo.

 

2.2. Bases de mensuração

As demonstrações contábeis foram preparadas com base no custo histórico, exceto no caso de ativos e passivos financeiros ajustados para refletir a mensuração ao valor justo.

 

2.3. Políticas contábeis materiais

As políticas contábeis materiais aplicadas na preparação destas demonstrações contábeis estão apresentadas abaixo ou nos respectivos itens destas notas explicativas.

 

As políticas contábeis materiais aplicadas na preparação das demonstrações contábeis são consistentes em todos os exercícios apresentados.

 

a) Moeda funcional e moeda de apresentação

Os itens incluídos nas demonstrações contábeis da Instituição são mensurados usando a moeda do principal ambiente econômico no qual a Instituição atua ("moeda funcional").

 

As demonstrações contábeis estão apresentadas em milhares de Reais (R$), que é a moeda funcional e de apresentação da Instituição.

 

b) Demonstração dos fluxos de caixa

Os fluxos de caixa das atividades operacionais são apresentados pelo método indireto.

 

3. ESTIMATIVAS E JULGAMENTOS CONTÁBEIS

A preparação das demonstrações contábeis requer o uso de certas estimativas críticas e o exercício de julgamento por parte da administração da Instituição no processo de aplicação das políticas contábeis.

 

As áreas que requerem maior nível de julgamento e têm maior complexidade, com risco significativo de provocar ajuste material nos valores contábeis de ativos e passivos ao longo dos próximos exercícios, estão relacionadas a seguir.

 

3.1. Contribuição social e imposto sobre a renda (correntes e diferidos)

A contribuição social e o imposto sobre a renda (correntes e diferidos) são calculados de acordo com interpretações da legislação em vigor por parte da administração da Instituição, suportada por seus assessores. Esse processo normalmente envolve estimativas complexas para determinar o lucro tributável e as diferenças temporárias.

 

4. CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

Nos exercícios apresentados, representam aplicações interfinanceiras de liquidez e se referem a títulos de alta liquidez adquiridos junto a instituições financeiras de primeira linha, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e estão sujeitos a um insignificante risco de mudança de valor. O rendimento dessas aplicações é de aproximadamente 100% da taxa do CDI – Certificado de Depósito Interbancário.

 

5. OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS CORRENTES

Nos exercícios apresentados, representam a contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) e o imposto sobre a renda (IRPJ). Não há valores vencidos a recolher nos exercícios apresentados.

 

6. OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS DIFERIDAS

Nos exercícios apresentados, representam a contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) e o imposto sobre a renda (IRPJ) cobráveis em exercícios futuros e relacionados, substancialmente, a diferenças temporárias tributáveis na apuração desses tributos.

 

As alíquotas para cálculo dos tributos diferidos são de 9% para a CSLL e de 15% a 25% para o IRPJ.

 

Tributos diferidos ativos são reconhecidos na extensão em que seja provável que um lucro futuro tributável esteja disponível para ser utilizado na compensação com as diferenças temporárias, com base em projeções de resultados futuros elaboradas e fundamentadas em premissas internas e em cenários econômicos futuros que podem, portanto, sofrer alterações. Tributos diferidos passivos são reconhecidos integralmente.

 

Os saldos de tributos diferidos ativos e passivos são apresentados pelo valor líquido no balanço quando há o direito legal e a intenção de compensá-los quando da apuração dos tributos correntes, em geral relacionados com a mesma entidade legal e a mesma autoridade fiscal.

 

7. CAPITAL SOCIAL O capital social da Instituição em 31 de dezembro de 2023 e 2022, totalmente subscrito e integralizado, é representado por 2.000.000 de quotas com valor nominal de R$ 1,00, totalizando R$ 2.000.000,00. A composição do capital social é a seguinte: 

8. INSTRUMENTOS FINANCEIROS

Identificação

Os ativos e passivos financeiros relevantes da Instituição são: caixa e equivalentes de caixa (vide Nota 4).

 

Classificação

Os instrumentos financeiros relevantes da Instituição são classificados como ativos financeiros subsequentemente mensurados ao custo amortizado.

 

Estimativa do valor justo

Os valores contábeis dos instrumentos financeiros da Instituição, classificados como subsequentemente mensurados ao custo amortizado, se aproximam, substancialmente, do valor justo.

 

Não há ativo ou passivo mensurado a valor justo por meio do resultado.

 

Gestão de riscos financeiros

As atividades da Instituição a expõem a certos riscos financeiros: risco de mercado, risco de crédito e risco de liquidez.

 

Os principais riscos associados às operações da Instituição estão relacionados abaixo:

 

a) Risco de mercado

Está relacionado à possibilidade de a Instituição incorrer em prejuízos decorrentes da oscilação nos valores de mercado dos instrumentos financeiros devido a variações cambiais, alterações nas taxas de juros, dentre outros.

 

A administração da Instituição entende que, nos exercícios apresentados, os riscos aos quais a Instituição está exposta decorrem, substancialmente, de fatores de risco relacionados a taxas de juros, principalmente decorrentes da oscilação na taxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que remunera suas aplicações financeiras.

 

A administração da Instituição entende que, nos exercícios apresentados, esse risco não é relevante.

 

A avaliação desse potencial impacto é realizada periodicamente para apoiar o processo de tomada de decisão a respeito da estratégia de gestão do risco.

 

b) Risco de crédito

Está relacionado à possibilidade de a Instituição incorrer em prejuízos decorrentes do não recebimento por parte de seus clientes.

 

A administração da Instituição entende que, nos exercícios apresentados, esse risco não é relevante.

c) Risco de liquidez

Está relacionado à possibilidade de a Instituição incorrer em prejuízos decorrentes da necessidade de liquidar seus ativos em situações desfavoráveis.

 

As necessidades de caixa e exigências de liquidez da Instituição são monitoradas pela administração, sendo as necessidades de caixa definidas com base nos compromissos futuros assumidos com fornecedores, pessoal e outros, bem como para manutenção de um nível de capital de giro adequado às operações.

 

A administração da Instituição entende que, nos exercícios apresentados, esse risco não é relevante.

 

9. RECEITAS DE INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA

 

Nos exercícios apresentados, representam, principalmente, rendas de títulos de renda fixa classificados como caixa e equivalentes de caixa (aplicações interfinanceiras de liquidez, vide Nota 4).

 

10. OUTRAS RECEITAS E DESPESAS OPERACIONAIS

 

Nos exercícios apresentados, representam, principalmente, honorários profissionais de consultores externos e licenças de uso de programas de computadores utilizados para fins administrativos.

 

11. TRIBUTOS SOBRE O LUCRO

A Instituição apura seus tributos sobre o lucro com base no regime do lucro presumido.

 

Nos exercícios apresentados, os tributos sobre o lucro representam a CSLL e o IRPJ incidentes sobre rendas de títulos de renda fixa classificados como caixa e equivalentes de caixa (aplicações interfinanceiras de liquidez, vide Nota 4).

 

12. CONTINGÊNCIAS

Durante o curso normal de suas atividades, a Instituição está exposta a reclamações de natureza trabalhista, fiscal e cível. Assim, a Instituição realiza uma avaliação contínua dos eventos que possam resultar em contingências, com risco de gerar perdas reconhecidas no resultado de exercícios futuros.

 

No processo de avaliação, a Instituição registra uma provisão se houver uma obrigação presente, derivada de eventos já ocorridos, e se for provável uma saída de recursos para liquidar essa obrigação.

 

Caso contrário, se for apenas possível uma saída de recursos (passivo contingente), as contingências são apenas mencionadas em notas explicativas.

 

Nos exercícios apresentados, não há reclamações de natureza trabalhista, fiscal ou cível, a favor ou contra a Instituição.

 

13. EVENTOS SUBSEQUENTES

A administração da Instituição não identificou eventos subsequentes que afetem as demonstrações contábeis.

Demonstrações contábeis acompanhadas do Relatório do Auditor Independente
Em 30 de junho de 2024

Aos:
Sócios e Administradores da
Friday Instituição de pagamentos Ltda.
Rio de Janeiro - RJ

 


Opinião


Examinamos as demonstrações contábeis da Friday Instituição de pagamentos Ltda. (“Instituição”), que compreendem o balanço patrimonial em 30 de junho de 2024 e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o semestre findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo as políticas contábeis materiais e outras informações elucidativas.

 

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Friday Instituição de pagamentos Ltda. em 30 de junho de 2024, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o semestre findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às Instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

 

Base para opinião


Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria.
Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguir
intitulada “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis”. Somos
independentes em relação à Instituição, de acordo com os princípios éticos relevantes previstos no Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas.

 

Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

 

Ênfase
Descontinuidade operacional
Chamamos atenção para a nota explicativa 1 – Contexto operacional às demonstrações contábeis, a qual informa sobre a decisão da administração em optar pelo cancelamento da autorização para operar como instituição de pagamento e posterior descontinuação da Instituição. Portanto, as demonstrações financeiras acima referidas devem ser lidas neste contexto. Nossa opinião não contém ressalva em relação a esse assunto.

​Responsabilidades da administração e da governança pelas demonstrações contábeis


A administração é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações
contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às Instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN, e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

 

Na elaboração das demonstrações contábeis, a administração é responsável pela avaliação da
capacidade de a Instituição continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos
relacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das
demonstrações contábeis, a não ser que a administração pretenda liquidar a Instituição ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações.

 

Os responsáveis pela governança da Instituição são aqueles com responsabilidade pela supervisão do processo de elaboração das demonstrações contábeis.
 

Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis


Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detecta as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações contábeis.
 

Como parte da auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos julgamento profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso:


• Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis,
independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos de auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtemos evidência de auditoria apropriada e
suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante
resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais.


• Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmos
procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas, não, com o objetivo de
expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da Instituição.


• Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas
contábeis e respectivas divulgações feitas pela administração.

• Concluímos sobre a adequação do uso, pela administração, da base contábil de continuidade
operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante em
relação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade de continuidade operacional da Instituição. Se concluirmos que existe incerteza relevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas demonstrações contábeis ou incluir modificação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a Instituição a não mais se manter em continuidade operacional.


• Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações contábeis, inclusive as divulgações e se as demonstrações contábeis representam as correspondentes transações e os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.

 

Comunicamo-nos com os responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do alcance e da época dos trabalhos de auditoria planejados e das constatações significativas de auditoria, inclusive as eventuais deficiências significativas nos controles internos que identificamos durante nossos trabalhos.

 

São Paulo, 30 de agosto de 2024.

Anderson Marques Yoshimura
Contador CRC 1SP-293.997/O-3
RSM Brasil Auditores Independentes Ltda.
CRC 2SP-030.002/O-7

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FRIDAY INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS LTDA
NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
SEMESTRES FINDOS EM 30 DE JUNHO DE 2024 E 2023
Valores expressos em milhares de Reais (R$), exceto quando indicado de outra forma.


1. CONTEXTO OPERACIONAL

A Friday Instituição de Pagamentos Ltda (“Instituição”) foi constituída em 30 de julho de 2021 e tem sede na Avenida Barão de Tefé, 27, Sala 1.201 – Saúde – Rio de Janeiro/RJ.
A Instituição é uma sociedade empresária de responsabilidade limitada, e tem como objeto social: (i) a prestação de serviços de iniciação de pagamentos, nos termos da regulamentação do Banco Central do Brasil (“BCB”); (ii) a prestação de serviços de agregação e armazenamento de dados; (iii) a prestação de serviços de pesquisa e análise de mercado, de marketing, desenvolvimento comercial e apoio, de suporte a relações públicas, e outros; e (iv) a participação societária em outras empresas.

Em 27 de janeiro de 2022, a Instituição foi aprovada como instituição de pagamentos na modalidade de iniciadora de transação de pagamentos. Em 2024, a administração reavaliou seus planos e estratégias operacionais e decidiu por não mais prosseguir com permanência da Instituição. Assim, em 03 de junho de 2024, a Instituição solicitou ao Banco Central do Brasil o cancelamento de sua autorização para operar como instituição de pagamento. A Administração está cumprindo todas as obrigações regulamentares para o encerramento formal da Instituição.

2. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E POLÍTICAS CONTÁBEIS MATERIAIS

2.1. Declaração de conformidade
As demonstrações contábeis foram preparadas em conformidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil, observando as diretrizes contábeis da Lei no 6.404/1976, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo BCB e pelo Conselho Monetário Nacional (“CMN”), consubstanciadas no Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional – COSIF, emitido pelo BCB.

Na elaboração das demonstrações contábeis, a Instituição observou as seguintes normas emitidas pelo BCB, aplicáveis às instituições de pagamentos:

● Resolução BCB no. 02/2020;
● Resolução BCB no. 09/2020; e
● Resolução BCB no. 120/2021.

Todas as informações relevantes próprias das demonstrações contábeis, e apenas essas informações, estão sendo evidenciadas e correspondem às utilizadas pela administração na gestão da Instituição.

A preparação das demonstrações contábeis requer o uso de certas estimativas contábeis críticas e o exercício de julgamento por parte da administração da Instituição no processo de aplicação das políticas contábeis. Aquelas áreas que requerem maior nível de julgamento e têm maior complexidade, bem como as áreas nas quais premissas e estimativas são significativas para as demonstrações contábeis, estão divulgadas na Nota 3.

a) Aprovação das demonstrações contábeis
As demonstrações contábeis foram aprovadas pela administração da Instituição em 30 de agosto de 2024.

b) Continuidade operacional
Conforme descrito na nota explicativa no1, a Administração decidiu pela descontinuidade operacional da Instituição. Diante disso, as demonstrações contábeis foram preparadas com base no cenário de descontinuidade, refletindo principalmente custos iniciais, sem passivos ou compromissos significativos a serem liquidados.

2.2. Bases de mensuração
As demonstrações contábeis foram preparadas com base no custo histórico, exceto no caso de ativos e passivos financeiros
ajustados para refletir a mensuração ao valor justo.

2.3. Políticas contábeis materiais
As políticas contábeis materiais aplicadas na preparação destas demonstrações contábeis estão apresentadas abaixo ou
nos respectivos itens destas notas explicativas. As políticas contábeis materiais aplicadas na preparação das
demonstrações contábeis são consistentes em todos os períodos apresentados.

a) Moeda funcional e moeda de apresentação
Os itens incluídos nas demonstrações contábeis da Instituição são mensurados usando a moeda do principal ambiente econômico no qual a Instituição atua ("moeda funcional"). As demonstrações contábeis estão apresentadas em milhares de Reais (R$), que é a moeda funcional e de apresentação da Instituição.

b) Demonstração dos fluxos de caixa
Os fluxos de caixa das atividades operacionais são apresentados pelo método indireto.

3. ESTIMATIVAS E JULGAMENTOS CONTÁBEIS
A preparação das demonstrações contábeis requer o uso de certas estimativas críticas e o exercício de julgamento por parte da administração da Instituição no processo de aplicação das políticas contábeis.

As áreas que requerem maior nível de julgamento e têm maior complexidade, com risco significativo de provocar ajuste material nos valores contábeis de ativos e passivos ao longo dos próximos períodos, estão relacionadas a seguir.

3.1. Contribuição social sobre o lucro líquido e imposto sobre a renda (correntes e diferidos)
A contribuição social sobre o lucro líquido e o imposto sobre a renda (correntes e diferidos) são calculados de acordo com interpretações da legislação em vigor por parte da administração da Instituição, suportada por seus assessores. Esse processo normalmente envolve estimativas complexas para determinar o lucro tributável e as diferenças temporárias.

4. CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA
Nos períodos apresentados, representam aplicações interfinanceiras de liquidez e se referem a títulos de alta liquidez adquiridos junto a instituições financeiras de primeira linha, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e estão sujeitos a um insignificante risco de mudança de valor. O rendimento dessas aplicações é de aproximadamente 100% da taxa do CDI – Certificado de Depósito Interbancário.

5. OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS CORRENTES
Nos períodos apresentados, representam as obrigações usuais da Instituição referentes, principalmente, à contribuição
social sobre o lucro líquido e ao imposto sobre a renda.
Não há valores vencidos a recolher nos períodos apresentados.

6. OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS DIFERIDAS
Nos períodos apresentados, representam, principalmente, a contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) e o imposto sobre a renda (IRPJ) recuperáveis ou cobráveis em períodos futuros e relacionados, substancialmente, a diferenças temporárias dedutíveis ou tributáveis na apuração desses tributos.

As alíquotas para cálculo dos tributos diferidos são de 9% para a CSLL e de 15% a 25% para o IRPJ.
Tributos diferidos ativos são reconhecidos na extensão em que seja provável que um lucro futuro tributável esteja disponível para ser utilizado na compensação com as diferenças temporárias, com base em projeções de resultados futuros elaboradas e fundamentadas em premissas internas e em cenários econômicos futuros que podem, portanto, sofrer alterações. Tributos diferidos passivos são reconhecidos integralmente.

Os saldos de tributos diferidos ativos e passivos são apresentados pelo valor líquido no balanço quando há o direito legal de compensá-los quando da apuração dos tributos correntes, em geral relacionados com a mesma entidade e a mesma autoridade fiscal.

7. CAPITAL SOCIAL
O capital social da Instituição em 30 de junho de 2024 e 31 de dezembro de 2023, totalmente subscrito e integralizado, é representado por 2.000.000 de quotas com valor nominal de R$ 1,00, totalizando R$ 2.000.000,00. A composição do capital social é a seguinte:






 
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8. INSTRUMENTOS FINANCEIROS

Identificação
Os ativos e passivos financeiros relevantes da Instituição são: caixa e equivalentes de caixa (vide Nota 4).

Classificação
Os instrumentos financeiros relevantes da Instituição são classificados como ativos e passivos financeiros subsequentemente mensurados ao custo amortizado.

Estimativa do valor justo
Os valores contábeis dos instrumentos financeiros da Instituição, classificados como subsequentemente mensurados ao custo amortizado, se aproximam, substancialmente, do valor justo.

Não há ativo ou passivo mensurado a valor justo por meio do resultado.

Gestão de riscos financeiros
As atividades da Instituição a expõem a certos riscos financeiros: risco de mercado, risco de crédito e risco de liquidez.

Os principais riscos associados às operações da Instituição estão relacionados abaixo:

a) Risco de mercado
Está relacionado à possibilidade de a Instituição incorrer em prejuízos decorrentes da oscilação nos valores de mercado
dos instrumentos financeiros devido a variações cambiais, alterações na taxa de juros, dentre outros.

A administração da Instituição entende que, nos períodos apresentados, os riscos aos quais a Instituição está exposta decorrem, substancialmente, de fatores de risco relacionados a taxas de juros, principalmente decorrentes da oscilação na taxa do CDI, que remunera suas aplicações financeiras.

A administração da Instituição entende que, nos períodos apresentados, esse risco não é relevante.

A avaliação desse potencial impacto é realizada periodicamente para apoiar o processo de tomada de decisão a respeito da estratégia de gestão do risco.

b) Risco de crédito
Está relacionado à possibilidade de a Instituição incorrer em prejuízos decorrentes do não recebimento por parte de seus
clientes.

A administração da Instituição entende que, nos períodos apresentados, esse risco não é relevante.

c) Risco de liquidez
Está relacionado à possibilidade de a Instituição incorrer em prejuízos decorrentes da necessidade de liquidar seus ativos
em situações desfavoráveis.

As necessidades de caixa e exigências de liquidez da Instituição são monitoradas pela administração, sendo as necessidades de caixa definidas com base nos compromissos futuros assumidos com fornecedores, pessoal e outros, bem como para manutenção de um nível de capital de giro adequado às operações.

A administração da Instituição entende que, nos períodos apresentados, esse risco não é relevante.

9. RECEITAS DE INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
Nos períodos apresentados, representam, principalmente, rendas de títulos de renda fixa classificados como caixa e equivalentes de caixa (aplicações interfinanceiras de liquidez, vide Nota 4).

10. OUTRAS RECEITAS E DESPESAS OPERACIONAIS
Nos períodos apresentados, representam, principalmente, honorários profissionais de consultores externos e licenças de uso de programas de computadores utilizados para fins administrativos.

11. TRIBUTOS SOBRE O LUCRO
A Instituição apura seus tributos sobre o lucro com base no regime do lucro presumido. Nos períodos apresentados, os
tributos sobre o lucro representam a CSLL e o IRPJ incidentes, principalmente, sobre rendas de títulos de renda fixa classificados como caixa e equivalentes de caixa (aplicações interfinanceiras de liquidez, vide Nota 4).

12. CONTINGÊNCIAS
Durante o curso normal de suas atividades, a Instituição está exposta a reclamações de natureza trabalhista, fiscal e cível. Assim, a Instituição realiza uma avaliação contínua dos eventos que possam resultar em contingências, com risco de gerar perdas reconhecidas no resultado de períodos futuros.

No processo de avaliação, a Instituição registra uma provisão se houver uma obrigação presente, derivada de eventos já ocorridos, e se for provável uma saída de recursos para liquidar essa obrigação. Caso contrário, se for apenas possível uma saída de recursos (passivo contingente), as contingências são apenas mencionadas em notas explicativas.

Nos períodos apresentados, não há reclamações de natureza trabalhista, fiscal ou cível, a favor ou contra a Instituição.

13. EVENTOS SUBSEQUENTES
Não há assuntos subsequentes que afetem essas demonstrações contábeis e notas explicativas “base das demonstrações contábeis”.

 

 

 

 

 

 

Friday Instituição de Pagamentos Ltda.  (CNPJ 42.926.025/0001­60)

 

Demonstrações contábeis acompanhadas do  Relatório do Auditor Independente

Exercício e Semestre findos em 31 de dezembro de 2024

​Relatório  do  Auditor  Independente  sobre  as  demonstrações  contábeis

​Aos:

Sócios e Administradores da Friday Instituição de Pagamentos Ltda.

Rio de Janeiro ­ RJ

 

Opinião 

Examinamos as demonstrações contábeis da Friday Instituição de Pagamentos Ltda. (“Instituição”), que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2024 e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o semestre e exercício findos nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo as políticas contábeis materiais e outras informações elucidativas.

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Friday Instituição de Pagamentos Ltda. em  31  de  dezembro  de  2024,  o  desempenho  de  suas  operações  e  os  seus fluxos  de  caixa  para  o  semestre  e  exercício  findos nessa  data,  de  acordo  com  as  práticas  contábeis  adotadas  no  Brasil, aplicáveis às Instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

 

Base para opinião

Nossa  auditoria  foi  conduzida  de  acordo  com  as  normas  brasileiras  e  internacionais  de  auditoria.  Nossas  responsabilidades,  em  conformidade  com  tais  normas,  estão  descritas  na  seção  a  seguir  intitulada “Responsabilidade do auditor pela auditoria das demonstrações  contábeis”. Somos independentes  em  relação a Instituição, de acordo  com  os princípios éticos  relevantes  previstos  no  Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas.  Acreditamos  que  a  evidência  de  auditoria  obtida  é  suficiente  e  apropriada  para fundamentar  nossa  opinião.

Outros assuntos

 

Auditoria do semestre findo em 30 de junho de 2024 e continuidade operacional da Instituição

 

As demonstrações contábeis do semestre findo em 30 de junho de 2024 foram auditadas por nós, cujo  relatório de auditoria foi emitido em 30 de agosto de 2024, sem modificação, contendo parágrafo de  ênfase sobre a descontinuidade operacional da Instituição mediante decisão da administração em optar  pelo  cancelamento  da  autorização  para  operar  como  instituição  de  pagamento  e  posterior  descontinuação da Instituição. Contudo, conforme nota explicativa nº 1, a solicitação foi suspensa, a  pedido da Instituição, devido à intenção de mudança no controle dela.

 

Outras informações que acompanham as demonstrações contábeis e o relatório do auditor

 

A  administração  da  Instituição  é  responsável  por  essas  outras  informações  que  compreendem  o  Relatório da Administração.

 

Nossa opinião  sobre as demonstrações  contábeis não abrange  o Relatório da Administração e não  expressamos qualquer forma de conclusão de auditoria sobre esse relatório.

 

Em  conexão  com  a  auditoria  das  demonstrações  contábeis nossa  responsabilidade  é  a  de  ler  o  Relatório  da  Administração  e,  ao  fazê­lo,  considerar  se  esse  relatório  está,  de  forma  relevante,  inconsistente com as demonstrações contábeis ou com nosso conhecimento obtido na auditoria ou, de  outra  forma,  aparenta  estar  distorcido  de  forma  relevante.  Se,  com  base  no  trabalho  realizado,  concluirmos que há distorção relevante no Relatório da Administração, somos requeridos a comunicar  esse fato. Não temos nada a relatar a este respeito.

 

Responsabilidades da administração e da governança pelas demonstrações contábeis

 

A  administração  é  responsável  pela  elaboração  e  adequada  apresentação  das demonstrações  contábeis  de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às Instituições autorizadas  a funcionar pelo BACEN, e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir  a  elaboração  de  demonstrações  contábeis livres  de  distorção  relevante,  independentemente  se  causada por fraude ou erro. 

 

Na  elaboração  das  demonstrações  contábeis,  a  administração  é  responsável  pela  avaliação  da  capacidade da Instituição continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados  a  sua  continuidade  operacional  e  o  uso  dessa  base  contábil  na  elaboração  das  demonstrações  contábeis, a não ser que a administração pretenda liquidar a Instituição ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações. 

 

Os responsáveis pela governança da Instituição são aqueles com responsabilidade pela supervisão do  processo de elaboração das demonstrações contábeis.

Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis

 

Nossos  objetivos  são  obter  segurança  razoável  de  que  as  demonstrações  contábeis,  tomadas  em  conjunto,  estão  livres  de  distorção  relevante,  independentemente  se  causada  por fraude  ou  erro,  e  emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança,  mas  não  uma  garantia  de  que  a  auditoria  realizada  de  acordo  com  as  normas  brasileiras  e  internacionais de auditoria sempre detecta as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções  podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente ou  em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva  razoável, as decisões econômicas dos  usuários tomadas com base nas referidas demonstrações contábeis.

 

Como  parte  de  uma  auditoria  realizada  de  acordo  com  as  normas  brasileiras  e  internacionais  de  auditoria, exercemos julgamento profissional, e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria.  Além disso:

• Identificamos  e  avaliamos  os  riscos  de  distorção  relevante  nas  demonstrações  contábeis,  independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos de  auditoria  em  resposta  a  tais  riscos,  bem  como  obtemos  evidência  de  auditoria  apropriada  e  suficiente  para  fundamentar  nossa  opinião.  O  risco  de  não  detecção  de  distorção  relevante  resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de  burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais.

• Obtemos  entendimento  dos  controles  internos,  relevantes  para  a  auditoria,  para  planejarmos  procedimentos  de  auditoria  apropriados  nas  circunstâncias,  mas,  não,  com  o  objetivo  de  expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da Instituição. 

• Avaliamos  a  adequação  das  políticas  contábeis  utilizadas  e  a  razoabilidade  das  estimativas  contábeis e respectivas divulgações feitas pela administração.

 

• Concluímos  sobre  a  adequação  do  uso,  pela  administração,  da  base  contábil  de  continuidade  operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe uma incerteza significativa  em  relação  a  eventos  ou  circunstâncias  que  possa  causar  dúvida  significativa  em  relação  à  capacidade  de  continuidade  operacional  da  Instituição.  Se  concluirmos  que  existe  incerteza  relevante,  devemos  chamar  atenção  em  nosso  relatório  de  auditoria  para  as  respectivas  divulgações  nas  demonstrações  contábeis ou  incluir  modificação  em  nossa  opinião,  se  as  divulgações  forem  inadequadas.  Nossas  conclusões  estão  fundamentadas  nas  evidências  de  auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar  a Instituição a não mais se manter em continuidade operacional.

 

•Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações contábeis, inclusive  as divulgações e se as demonstrações contábeis representam as correspondentes transações e  os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.

​Comunicamo­nos com os responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do alcance  e  da  época  dos  trabalhos  de  auditoria  planejados  e  das  constatações  significativas  de  auditoria,  inclusive  as  deficiências  significativas  nos  controles  internos  que,  eventualmente,  tenham  sido  identificadas durante nossos trabalhos.

 

 

​Relatório da Administração

 

A Friday Instituição de Pagamentos Ltda. (“Friday IP”), tem o prazer de divulgar as suas demonstrações financeiras, acompanhadas das respectivas notas explicativas, relativas ao exercício  findo  em  31  de  dezembro  de  2024,  elaboradas  com  base  nas  práticas  contábeis  emanadas  pela  legislação societária brasileira, associadas às normas e instruções do Conselho Monetário Nacional  (CMN) e do Banco Central do Brasil (Bacen).

 

A Friday IP obteve em 27 de janeiro de 2022 autorização para atuar como instituição de pagamento  na modalidade de iniciadora de transação de pagamentos concedida pelo Banco Central do Brasil  (Bacen), conforme publicação no Diário Oficial de 31 de janeiro de 2022. 

 

Em decorrência da obtenção dessa autorização, a Friday IP passou a adotar procedimentos aplicáveis  às  instituições  de  pagamento,  inclusive  no  tocante  à  forma  de  elaboração  e  divulgação  de  suas  demonstrações  financeiras,  de  acordo  com  critérios  determinados pelo  Bacen,  além  de  seguir  os  critérios  e  regras  contábeis  definidos  no  Plano  Contábil  das  Instituições  do  Sistema  Financeiro  Nacional (“COSIF”).

 

Nesse sentido, as demonstrações financeiras foram elaboradas de acordo com as diretrizes contábeis emanadas da Lei nº 6.404/76  (Lei das Sociedades por Ações), incluindo as  alterações  introduzidas  pelas  Leis  nº  11.638/07  e  nº  11.941/09,  com  observância  das  normas  e  instruções  do  Conselho  Monetário  Nacional  (CMN),  consubstanciadas  no  Plano  Contábil  das  Instituições do  Sistema  Financeiro  Nacional  – COSIF,  emitido  pelo  Bacen,  e  aplicáveis  a  uma  sociedade empresária de responsabilidade limitada.

A Friday IP obteve lucro de R$ 123 mil no exercício findo em 31 de dezembro de 2024, um aumento  em relação ao lucro de R$ 112 mil no exercício findo em 31 de dezembro de 2023.

​(i) As receitas da Friday IP decorrem essencialmente de aplicações financeiras, ou seja, rendas de  títulos de renda fixa classificados como caixa e equivalentes de caixa.

(ii) As despesas operacionais totalizaram R$ 51 mil no exercício findo em 31 de dezembro de  2024,  compreendendo,  principalmente,  despesas  administrativas  e  tributárias.  Essas  despesas  referem­se essencialmente a honorários profissionais de consultores externos e licenças de uso de  programas de computadores utilizados para fins administrativos. 

 

(iii) As despesas tributárias totalizaram R$ 1 mil no exercício findo em 31 de dezembro de 2024,  uma redução em relação aos R$ 2 mil registrados no exercício findo em 31 de dezembro de 2023. 

Em 31 de dezembro de 2024, os ativos da Friday IP totalizavam R$ 3,048 milhões, representando um  aumento de R$ 771 mil em relação aos R$ 2,277 milhões registrados no mesmo período do exercício  anterior. Esse crescimento está  relacionado ao processo de aquisição societária  (M&A), conforme  detalhado a seguir. O principal componente do ativo é o caixa aplicado em títulos de renda fixa, o  qual  corresponde  integralmente  ao  capital  social  integralizado,  em  conformidade  com  o  capital  mínimo exigido pelo Banco Central do Brasil.

 

Com relação ao processo de aquisição, a administração da Friday IP avançou nas negociações que  visam garantir sua continuidade operacional, revertendo a intenção de descontinuidade informada nas  demonstrações financeiras anteriores. A operação foi formalmente submetida à aprovação do Banco  Central  do Brasil  em  novembro  de  2024  e,  no  momento,  aguarda­se  a  conclusão  da  análise  pela  Autarquia.  Uma  vez  aprovada,  essa  transação  poderá  resultar  em  mudanças  estratégicas,  considerando que o plano original previa a transição para um modelo de gestão centralizada de contas  e pagamentos, independentemente da Instituição Financeira do cliente. 

 

A Friday IP segue comprometida com a inovação e a adaptação às mudanças no setor financeiro. Em  linha com as tendências do mercado, a Friday IP acompanha de perto a agenda evolutiva do Open  Banking e as regulamentações do Banco Central do Brasil, especialmente no que se refere ao PIX.  Essas iniciativas representam desafios e oportunidades, exigindo adequações constantes para garantir  conformidade e competitividade.

 

Nesse contexto, a administração mantém  o  foco  na continuidade das  operações, na eficiência dos  serviços  prestados  e  na  adoção  das  melhores  práticas  de  governança  corporativa,  assegurando  alinhamento com as demandas do mercado e dos reguladores.

 

Rio de Janeiro, 27 de março de 2025.

 

 

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FRIDAY INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS LTDANOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEISEXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2024 E 2023

 

Valores expressos em milhares de Reais (R$)

1. CONTEXTO OPERACIONAL

A Friday Instituição de Pagamentos Ltda. (“Instituição”) foi constituída em 30 de julho de 2021 e tem sede na Avenida Barão de Tefé, 27, sala 1.201 – Saúde – Rio de Janeiro/RJ.

 

A Instituição é  uma  sociedade  empresária  de  responsabilidade limitada, e tem como objeto  social: (i)  a  prestação  de  serviços de iniciação de pagamentos, nos termos da regulamentação do Banco Central do Brasil (“BCB”); (ii) a prestação  de serviços de agregação e armazenamento de dados; (iii) a prestação de serviços de pesquisa e análise de mercado, de marketing, desenvolvimento comercial e apoio, de suporte a relações públicas, e outros; e (iv) a participação societária  em outras empresas.

 

Em 27 de janeiro de 2022, a Instituição foi aprovada como instituição de pagamentos na modalidade de iniciadora de  transação de pagamentos.

 

Em 03 de junho de 2024, a Instituição solicitou ao BCB o cancelamento de sua autorização para operar como instituição  de pagamento. Porém, a solicitação foi suspensa, a pedido da Instituição, devido à intenção de mudança no controle da  Instituição.

 

Em 21 de outubro de 2024, a Bemobi Finance Holding S.A., controlada indiretamente pela Bemobi Mobile Tech S.A.,  adquiriu 49% do capital social da Instituição. Adicionalmente, a aquisição dos 51% restantes está pendente de autorização  pelo BCB.

2. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E POLÍTICAS CONTÁBEIS MATERIAIS

 

2.1. Declaração de conformidade As demonstrações contábeisforam preparadas em conformidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil, observando  as diretrizes contábeis da Lei nº. 6.404/1976, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo BCB e pelo Conselho  Monetário Nacional (“CMN”), consubstanciadas no Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional – COSIF, emitido pelo BCB.

 

Na elaboração das demonstrações contábeis, a Instituição observou as seguintes normas emitidas pelo BCB, aplicáveis  às instituições de pagamentos:

 

• Resolução BCB nº. 02/2020;

• Resolução BCB nº. 09/2020; e

• Resolução BCB nº. 120/2021.

 

Todas  as  informações  relevantes  próprias  das  demonstrações  contábeis,  e  apenas  essas  informações,  estão  sendo  evidenciadas e correspondem às utilizadas pela administração na gestão da Instituição.

 

A  preparação  das demonstrações  contábeis requer  o  uso  de  certas  estimativas  contábeis  críticas  e  o  exercício  de  julgamento por parte da administração da Instituição no processo de aplicação das políticas contábeis. Aquelas áreas que  requerem maior nível de julgamento e têm maior complexidade, bem como as áreas nas quais premissas e estimativas são  significativas para as demonstrações contábeis, estão divulgadas na Nota 3.

a) Aprovação das demonstrações contábeis As demonstrações contábeis foram aprovadas pela administração da Instituição em 27 de março de 2025.

 

b) Continuidade operacional

 

As demonstrações contábeis foram preparadas com base na continuidade operacional, que pressupõe que a Instituição  conseguirá cumprir com suas obrigações de curto prazo e obrigações de pagamentos decorrentes da captação de recursos.

 

2.2. Bases de mensuração

As demonstrações contábeis foram preparadas com base no custo histórico, exceto no caso de ativos e passivos financeiros  ajustados para refletir a mensuração ao valor justo.

 

2.3. Políticas contábeis materiais As políticas contábeis materiais aplicadas na preparação destas demonstrações contábeis estão apresentadas abaixo ou  nos  respectivos  itens  destas  notas  explicativas.  As  políticas  contábeis  materiais  aplicadas  na  preparação  das  demonstrações contábeis são consistentes em todos os exercícios apresentados.

 

a) Moeda funcional e moeda de apresentação

Os itens incluídos nas demonstrações contábeis da Instituição são mensurados usando a moeda do principal ambiente  econômico no qual a Instituição atua ("moeda funcional"). As demonstrações contábeis estão apresentadas em milhares  de Reais (R$), que é a moeda funcional e de apresentação da Instituição.

 

b) Demonstração dos fluxos de caixa

Os fluxos de caixa das atividades operacionais são apresentados pelo método indireto.

 

3. ESTIMATIVAS E JULGAMENTOS CONTÁBEIS

A preparação das demonstrações contábeis requer o uso de certas estimativas críticas e o exercício de julgamento por  parte da administração da Instituição no processo de aplicação das políticas contábeis.

As áreas que requerem maior nível de julgamento e têm maior complexidade, com risco significativo de provocar ajuste  material nos valores contábeis de ativos e passivos ao longo dos próximos exercícios, estão relacionadas a seguir.

 

3.1. Contribuição social e imposto sobre a renda (correntes e diferidos)

A contribuição social e o imposto sobre a renda (correntes e diferidos) são calculados de acordo com interpretações da  legislação em vigor por parte da administração da Instituição, suportada por seus assessores. Esse processo normalmente  envolve estimativas complexas para determinar o lucro tributável e as diferenças temporárias.

4. CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

Nos exercícios apresentados, representam aplicações interfinanceiras de liquidez e se referem a títulos de alta liquidez adquiridos junto a instituições financeiras de primeira linha, que são prontamente conversíveis em montante conhecido  de  caixa  e  estão  sujeitos  a  um  insignificante  risco  de  mudança  de  valor. 

 

O  rendimento  dessas  aplicações  é  de  aproximadamente 100% da taxa do CDI – Certificado de Depósito Interbancário.

 

5. OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS CORRENTES

Nos exercícios apresentados, representam a contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) e o imposto sobre a renda (IRPJ). Não há valores vencidos a recolher nos exercícios apresentados.

 

6. OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS DIFERIDAS

Nos exercícios apresentados, representam a contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) e o imposto sobre a renda (IRPJ) cobráveis em exercícios futuros e relacionados, substancialmente, a diferenças temporárias tributáveis na apuração  desses tributos.

 

As alíquotas para cálculo dos tributos diferidos são de 9% para a CSLL e de 15% a 25% para o IRPJ.

 

Tributos  diferidos  ativos  são  reconhecidos  na  extensão  em  que  seja  provável  que  um  lucro  futuro  tributável  esteja  disponível para ser utilizado na compensação com as diferenças temporárias, com base em projeções de resultados futuros  elaboradas  e  fundamentadas  em  premissas  internas  e  em  cenários  econômicos  futuros  que  podem,  portanto,  sofrer  alterações. Tributos diferidos passivos são reconhecidos integralmente.

 

Os saldos de tributos diferidos ativos e passivos são apresentados pelo valor líquido no balanço quando há o direito legal  e a intenção de compensá­los quando da apuração dos tributos correntes, em geral relacionados com a mesma entidade  legal e a mesma autoridade fiscal.

 

7. CAPITAL SOCIAL O capital social da Instituição em 31 de dezembro de 2024 e 2023, totalmente subscrito e integralizado, é de R$ 2.000. A  composição do capital social é a seguinte:

​Em 22 de outubro de 2024, a Instituição recebeu R$ 1.000 a título de adiantamento para futuro aumento de capital social,  pendente de autorização pelo BCB.

 

8. DIVIDENDOS Em 03 de julho de 2024 e 23 de outubro de 2024, a Instituição efetuou o pagamento de dividendos no montante total de  R$ 346.

9. INSTRUMENTOS FINANCEIROS

 

Identificação

Os ativos e passivos financeiros relevantes da Instituição são: caixa e equivalentes de caixa (vide Nota 4).

 

Classificação

Os  instrumentos  financeiros relevantes da  Instituição são  classificados  como ativos  financeiros  subsequentemente  mensurados ao custo amortizado.

 

Estimativa do valor justo

Os valores contábeis dos instrumentos financeiros da Instituição, classificados como subsequentemente mensurados ao custo amortizado, se aproximam, substancialmente, do valor justo.

 

Não há ativo ou passivo mensurado a valor justo por meio do resultado.

 

Gestão de riscos financeiros

As atividades da Instituição a expõem a certos riscos financeiros: risco de mercado, risco de crédito e risco de liquidez.

 

Os principais riscos associados às operações da Instituição estão relacionados abaixo:

​a) Risco de mercado

Está relacionado à possibilidade de a Instituição incorrer em prejuízos decorrentes da oscilação nos valores de mercado  dos instrumentos financeiros devido a variações cambiais, alterações nas taxas de juros, dentre outros.

 

A administração da Instituição entende que, nos exercícios apresentados, os riscos aos quais a Instituição está exposta  decorrem, substancialmente, de fatores de risco relacionados a taxas de juros, principalmente decorrentes da oscilação na  taxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que remunera suas aplicações financeiras.

 

A administração da Instituição entende que, nos exercícios apresentados, esse risco não é relevante.

 

A avaliação desse potencial impacto é realizada periodicamente para apoiar o processo de tomada de decisão a respeito  da estratégia de gestão do risco.

 

b) Risco de crédito

Está relacionado à possibilidade de a Instituição incorrer em prejuízos decorrentes do não recebimento por parte de seus  clientes.

 

A administração da Instituição entende que, nos exercícios apresentados, esse risco não é relevante.

 

c) Risco de liquidez

Está relacionado à possibilidade de a Instituição incorrer em prejuízos decorrentes da necessidade de liquidar seus ativos  em situações desfavoráveis.

 

As  necessidades  de  caixa  e  exigências  de  liquidez  da  Instituição são  monitoradas  pela  administração,  sendo  as  necessidades de caixa definidas com base nos compromissos futuros assumidos com fornecedores, pessoal e outros, bem  como para manutenção de um nível de capital de giro adequado às operações.

​A administração da Instituição entende que, nos exercícios apresentados, esse risco não é relevante.

 

10. RECEITAS DE INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA

Nos  exercícios apresentados,  representam, principalmente, rendas  de títulos  de  renda  fixa  classificados como caixa  e  equivalentes de caixa (aplicações interfinanceiras de liquidez, vide Nota 4).

 

11. OUTRAS RECEITAS E DESPESAS OPERACIONAIS Nos exercícios apresentados, representam, principalmente, honorários profissionais de consultores externos e licenças de  uso de programas de computadores utilizados para fins administrativos.

 

12. TRIBUTOS SOBRE O LUCRO

A Instituição apura seus tributos sobre o lucro com base no regime do lucro presumido. Nos exercícios apresentados, os  tributos sobre o lucro representam a CSLL e o IRPJ incidentes sobre rendas de títulos de renda fixa classificados como caixa e equivalentes de caixa (aplicações interfinanceiras de liquidez, vide Nota 4).

 

13. CONTINGÊNCIAS

Durante o curso normal de suas atividades, a Instituição está exposta a reclamações de natureza trabalhista, fiscal e cível.  Assim, a Instituição realiza uma avaliação contínua dos eventos que possam resultar em contingências, com risco de gerar  perdas reconhecidas no resultado de exercícios futuros.

 

No processo de avaliação, a Instituição registra uma provisão se houver uma obrigação presente, derivada de eventos já  ocorridos, e se for provável uma saída de recursos para liquidar essa obrigação. Caso contrário, se for apenas possível  uma saída de recursos (passivo contingente), as contingências são apenas mencionadas em notas explicativas.

 

Nos exercícios apresentados, não há reclamações de natureza trabalhista, fiscal ou cível, a favor ou contra a Instituição.

 

14. EVENTOS SUBSEQUENTES Não há assuntos subsequentes que afetem estas demonstrações contábeis e notas explicativas “base das demonstrações contábeis”.

 

 

A Friday IP (Friday Instituição de Pagamentos Ltda. - CNPJ 42.926.025/0001-60) é uma instituição de pagamentos

na modalidade iniciador de transação de pagamento devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil.Av. Barão de Tefé, 27 – Saúde – Rio de Janeiro/RJ - CEP 20220-460

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